setembro 05, 2004

Não, não há desculpa

Ginásio de Beslam
Imagem da BBC

De notar que os homens a vermelho na imagem não são seguidores de Putin, nem mesmo o próprio, são rebeldes chechenos. Por maior simpatia que se tenha pela causa chechena, e menor por Vladimir Putin, tentar responsabilizar sobretudo Putin pela tragédia, não cola, não convence, não colhe, não calha, nem é de forma alguma justo para com aqueles que viveram num inferno de calor, sede, desidratação, e constante ameaça.

As crianças que ouviram os pais morrerem em explosões nos corredores, logo no primeiro dia, crianças que foram obrigadas a beber a própria urina, crianças com bombas acima das cabeças, ao lado, e que volta e meia ouviam tiros para que se calassem, e viam colegas de escola serem mortos, eram russas, por mais inconveniente que isso seja à causa chechena.

As crianças que fugiram a este inferno quando o tecto do ginásio desabou, gerando o caos, e que iam sendo abatidas com tiros pelas costas não eram chechenas.

Se algo de semelhante aconteceu no passado a alguma criança chechena, de forma alguma isso justifica isto, pelo contrário até.

Irrita-me sobremaneira ver a forma como certa esquerda é moderada na crítica a este tipo de acções e grupos terroristas, da Chechénia à Palestina. Grupos que defendem o oposto do que a esquerda deve defender. Achar que chechenos e palestinianos têm direito a uma vida melhor, com mais liberdade, democracia e conforto não é de forma alguma incompatível com o total repúdio aos grupos terroristas, pelo contrário. Um país que ganhe a sua independência à custa deste tipo de grupos e acções será com toda a certeza um país pior do que aquele que é hoje.

Tão próximos de d*** (ou a**), e tão longe de qualquer sentimento humanista. Gente assim não é gente, e não o é, por opção. Gente assim mete-me nojo!

Boss

Publicado por renaseveados em setembro 5, 2004 03:45 PM |
Publicidade

Comentários

Deus, Alá ou semelhantes são um mero pretexto de espertalhões para controlarem milhões que têm nessas entidades um vislumbre de esperança. Não escrevo esses nomes com asteriscos porque considero que obscenos são as pessoas que matam, esfolam, roubam em nome dessas entidades. Se são fictícias ou não, não sei, nem ninguém sabe - afirmar ou negar a sua existência acho tratar-se de um acto de arrogância. Mas que bom que seria (será) que exitam- estes filhos da suas maezinhas haveriam de as pagar. O que vai acontecer agora será um ping pong de chacinas -a a retaliação vai ser mais do que certa...

Afixado por: silpheed em setembro 5, 2004 04:35 PM

Síntome aludido polos disparos do Boss... :) e quería defenderme.
1. Impórtame 3 pitos a causa chechena, se é que a hai, e, en calquera caso, nunca hai nada máis importante cá morte de 350 persoas.
2. Ademais duns asasinos coñecidos (a esta altura mortos), houbo outra persoa que ordenou facer un asalto a tiros nun colexio onde estaban 1200 persoas (a maioría nenos). A prensa internacional así o recoñece: non era unha ambulancia o que entrou na escola, as explosións foron provocadas polo exército, negáronse a contestar as chamadas dos asasinos-terroristas...
3. Tampouco está moi claro que fosen chechéns, pero iso é pouco importante.
4. Afortunadamente a UE, antes de que a presida DB, xa fixo a súa enérxica protesta reclamando xustiza e verdade.

Sinceramente, creo que o único que nos queda agora é reclamar xustiza e verdade.

Afixado por: Cesare em setembro 5, 2004 07:51 PM


É possível repudiar totalmente o comportamento dos terroristas e analisar ao mesmo tempo as suas causas profundas, que muitas vezes - como é o caso - implicam aqueles que se intitulam "cruzados contra o terror".

Putin tem muita culpa em tudo o que vem sucedendo na Rússia (não foi apenas agora), o que não legitima de forma alguma o comportamento dos terroristas. Os problemas só se resolvem quando compreendidos.

Afixado por: Nuno em setembro 5, 2004 10:27 PM

eu concordo inteiramente com o Nuno. não basta condenar, ou colectivizar o castigo, é preciso ir mais longe, e mais fundo, algo que pode ser, por vezes, dificil, dado o choque e a dor...

Afixado por: bagdade em setembro 5, 2004 10:34 PM

Boss,
As accoes destes terroristas ou doutros quaisquer, nao representam de forma alguma aquilo que reclamam.
Os povos da Chechenia e Palestina nao nomearam ninguem para os representar e muito menos selvagens doentes deste gabarito.

O terrorismo e' a arma dos pobres deseperados e e' essa pobreza deseperada que se devia acaber.
E' talvez nesse sentido que os lideres mundiais teem a sua responsabilidade.

Se as condicoes de vida na Chechenia e na Palestina fossem razoaveis talves lutassem pela sua independencia como o fazem no Quebec e Taiwan!

Afixado por: Opinioes em setembro 6, 2004 02:09 AM

Boss, subscrevo o teu post. Até mesmo o parágrafo:
«Tão próximos de d*** [Deus](ou a**)[Alá], e tão longe de qualquer sentimento humanista. Gente assim não é gente, e não o é, por opção. Gente assim mete-me nojo!»

(Os parêntesis rectos são meus)

Afixado por: Tiago Mendes em setembro 6, 2004 02:40 PM

Cesare o post não era a pensar em ninguém em particular, quando quero atacar ou disparar sobre alguém esclareço sempre sobre quem. ;)

Tiago Mendes, a tua concordância e restantes discordâncias, deixam-me com a pulga atrás da orelha.. acho que tenho que repensar o assunto.. (lol)

Afixado por: Boss em setembro 7, 2004 12:10 AM

Concordo com o Nuno e discordo do Boss. Estes tipos não estão nem próximo nem longe de deus ou de alá. Eles simplesmente não existem enquanto seres humanos. E este tipo de objecto pouco se importa que sejam justos/injustos, crianças/velhos, etc etc. Apenas vêem uma coisa: poder e terror. Qual a diferença, neste ponto, de Putin? Foi Putin quem mandou atacar uma coluna de 60 mil refugiados. Alguém se irritou no mundo dito civilizado?

Afixado por: Iris em setembro 8, 2004 02:49 PM

Contador