setembro 03, 2004

Basta de Terror!

Horror na Ossétia do Norte

Fala-se em mais de 100 crianças mortas na Ossétia do Norte. De uma vez por todas tem que se travar a besta. A independência de um país não pode valer a vida de uma só criança. Já era tempo da ONU e os vários governos mundiais criarem legislação inibidora de "terrorismo independentista". Eu proponho que por cada morto civil em actos terroristas com objectivos independentistas, os países soberanos e a ONU se recusem a reconhecer (em circunstância alguma) a independência dessa região por 10 anos. 10 anos por cada vítima inocente. Parece pouco, muito pouco mesmo. Mas caso essa lei existisse já, significaria que a Chechénia não poderia ser independente no próximo milénio, aliás, segundo as últimas notícias, nem nos próximos 2000 anos. Justíssimo!

Boss

Post Scriptum: De forma alguma se veja neste post algum tipo de apoio a políticos como Putin ou Sharon. De forma alguma se veja aqui uma medida que vise castigar os povos que lutam de forma legítima pela sua auto-determinação. Todos os povos tem direito à sua auto-determinação. Esta é que não justifica tudo, não valem todos os meios para esse fim.

Países como Portugal ganharam a sua independência graças ao derramamento de litradas e litradas de sangue. Mas esse tempo era, espero, outro. Já é hora de sermos mais exigentes com o nosso tempo. Não aceito desculpas simplistas do tipo «o terrorismo é a única arma que lhes resta.» Como se a luta pela independência implicasse por si só o uso de qualquer arma. Como se o terrorismo pudesse ser "desculpável".

Este é o tempo em que de forma espontânea checos e eslovacos começaram por riscar das matrículas dos seus automóveis a letra que não lhes interessava, num movimento que em poucos meses resultou no fim pacífico da Checoslováquia. Este é o tempo em que se formou um espectacular cordão humano, unindo as capitais da Estónia, Letónia e Lituânia, e que acabou por ser determinante no processo de independência das repúblicas do Báltico.

Esta devia ser a era da informação, do humanismo e da Paz.

Por pior que seja a repressão sobre um povo, o terrorismo não pode ser a arma. O Tibete será uma das regiões mais massacradas no mundo, e onde a auto-determinação será mais urgente, e nem por isso assistimos a ataques terroristas de grupos tibetanos. Poder-se-á dizer «e vê-se como o pacifismo é eficaz», mas não é menos que o terrorismo palestiniano, por exemplo.

Esta "proposta de lei" foi uma ideia que tive do pé para a mão, e apresentei-a de forma simplista e pouco pensada. Mas gostava de reforçar que para mim a independência não deve valer o derramamento de sangue inocente, e que se nos próximos anos a Chechénia se tornar independente, essa independência estará inevitavelmente manchada pelo sangue que correu hoje na Ossétia do Norte. Eu não queria uma independência assim.

Publicado por renaseveados em setembro 3, 2004 05:29 PM |
Publicidade

Comentários

Eu nem consigo dizer nada sobre isto... não há nada, absolutamente nada que o justifique.

Afixado por: Manel da Truta em setembro 3, 2004 05:55 PM

Boss:
Assim sendo, a Rússia podia muito bem perder a independência. Naquele caso do teatro, em que com aquela brincadeira do gás anestésico, mataram mais ou menos 150 inocentes (três vezes mais do que rebeldes tchetchenos).
Já dava uns 1500 aninhos de castigo...

Nem falo dos Estados Unidos...

Afixado por: 100Norte em setembro 3, 2004 05:58 PM

100Norte, falo de regiões ainda não independentes. E não confundamos negligência e incompetência na luta anti-terrorismo, com o terrorismo it-self. Esses mortos do teatro tb são vítimas dos independentistas chechenos.

Mas obviamente essa lei nunca poderia ter efeitos retroactivos, o seu objectivo é inibir terrorismos futuros.

Afixado por: Boss em setembro 3, 2004 06:07 PM

Penso que já falam em mais de 150 mortos...é revoltante...

Afixado por: Cristina em setembro 3, 2004 06:15 PM

250 ouvi na TSF.. nada, nada, nada justifica isto. Nada justifica que uma criança beba a sua urina tal é a sede, NADA!

Afixado por: Boss em setembro 3, 2004 06:25 PM

Boss:
Tens razão. Foram mais vítimas dos independentistas do que das autoridades, mas estas também deviam ter tido mais consciência do que estavam a fazer.

Quanto às crianças, no nosso próprio país, forçaram crianças a coisas bem piores...

Afixado por: 100Norte em setembro 3, 2004 06:35 PM

boss
isso obrigaria um povo inteiro a pagar pelos actos de uns quantos alucinados que, com nenhuma legitimidade, agem em seu nome.
na história recente da chechénia tudo é porco, tudo é imundo

Afixado por: rantamplam em setembro 3, 2004 06:41 PM

A proposta do Boss tem as melhores intenções, mas é impracticável à luz das regras da política internacional.
Este tipo de terrorismo independentista tem de ser combatido através de políticas de segurança e de informações secretas (espionagem), não se podendo colocar a hipótese de negociar com terroristas.
Os guerrilheiros timorenses levaram o seu anseio a bom porto, sem terem enveredado neste tipo de carnificina.
Para estes grupos terroristas chechenos, iraquianos, palestinianos e outros, a única resposta possível é a intransigência e o seu aniquilamento...

Afixado por: Peixoto em setembro 3, 2004 06:42 PM

Felizmente esta escumulha não defense nada, absoltumanete nada.
Apenas querem terror, nada mais.
Os Tchetchênia não se revêem nestes tipos.
Os Tchetchênos mereciam mais respeito e, não uns tipos que são terroristas camuflados de independentistas

Afixado por: cachucho em setembro 3, 2004 07:04 PM

Entendo a proposta tão só como uma posição de repúdio para com o atentado terrorista.

Há alguma falta de informação sobre a Chechénia, para se avaliar até que ponto é legítima e representativa da população a luta que os terroristas lá travam.

É que ainda há pouco li alguém que dizia ser a favor de todos os povos que lutam pela liberdade, branqueando com isto estes acontecimentos.

Pelo que sei a Chechénia não é uma das repúblicas da antiga URSS e faz parte integrante do território da Russia, tendo contudo uma grande percentagem de cidadãos não ortodoxos.

Afixado por: Carlos em setembro 3, 2004 07:39 PM

E non sería mellor que a ONU obrigase os gobernos a dialogar?

Non sería mellor que a ONU sancionase duramente as actitudes de gobernos "a-democráticos" que levan provocados milleiros de mortos en Chechenia, Palestina, Timor Leste ou Sudán.

Dicir que os terroristas son os culpábeis dos 150 mortos de Beslán é tan obvio como dicir que a bomba atómica de Hiroxima a lanzou un señor dende un avión. E igualmente falso.

Afixado por: Cesare em setembro 3, 2004 08:20 PM

Que pena que foram crianças, não é mesmo ?
Poderiam ser 150 da raça de vocês, seus pervertidos....ja pensou que beleza ?
150 veadinhos a menos no mundo !!
Sinto pelas pobres crianças inocentes, mais adoraria ver voces todos no lugar delas....
É capaz de antes de que voces fossem executados, voces aproveitariam a oportunidade para dar o rabo, chupar a pila e passar doenças venéreas para os terroristas

Afixado por: Manoel da Padaria em setembro 3, 2004 08:54 PM

É isso aí Manoel, até porqui a genti passa a vida fudendo, não fáis mais nada não.. e se um terrorista aparecesse na nossa frenti, era o qui a genti continuaria fazendo.. e fudia elis! Cê' tão isperto Manoel.. gostei di cê, quê fudé não?

Afixado por: Boss em setembro 3, 2004 10:02 PM

E como se trava a besta, amigo?

Afixado por: Monty em setembro 3, 2004 10:41 PM

Estaremos a precisar de um novo dilúvio?

Afixado por: Monty em setembro 3, 2004 10:42 PM

Já que para mais não servirá este derramamento de sangue, que pelo menos cale as bocas daqueles que até compreendem os terroristas. MAs, vai na volta, ainda conseguem ver as coisas de modo a culpar os miúdos- afinal são russos!
Estou a ser sarcático, claro, mas irrita-me sobremaneira que se queira branquear actos terroristas com o argumento que se não fossem os oprosseros isso não teria existido. Até certo ponto é verdade, mas não conta tudo. Pq esse tipo de "argumentos" põe a responsabilidade toda de um lado, à boa maneira infantilmente maniqueísta, e se retira totalmente à outra parte... sem se darem conta, talvez, que desresponsabilizar é menorizar, num raciocínio implícito de "não sabem mais do que isto, está-lhes no sangue".
Tal como o Boss, não estou com isto a dizer que os Sharons, os Putins e Putinhas estão certos. São uns facínoras. Mas quem engendra estes planos terroristas sente tanto a opressão como qq um detstes senhores. Planeiam, mandam fazer, convencendo os soldados de que até vão ganhar o céu, e lá ficam À espera de resultados para, um dia, poderem oprimir o "seu" povo.

Afixado por: silpheed em setembro 3, 2004 11:16 PM

Não concordo com o teor do post, acho-o demasiado simplista. Ainda que fizesse sentido punir colectivamente um povo pelos actos de alguns elementos (o que para mim é desde logo insustentável), também se teria de punir os actos daqueles que levam os primeiros ao desespero. Não é demais recordar a políotica Russa na região, que desde Potemkin e Catarina tem insistido em colonizar a zona com Russos eslavos e em dominá-la política e económicamente. Depois de terem perdido a batalha em casa (Grosni e Tchechénia) os rebeldes levam a sua luta ao coração da Rússia, utilizando para isso muitos m,étodos semelhantes aos utilizados pelos Russos na sua pátria (perante a apatia geral, também nossa...). Aí é qu está, quanto a mim, o drama...

Afixado por: bagdade em setembro 4, 2004 05:39 PM

Bagdade para mim é insustentável é que haja grupos que matam crianças a troco de uma independência.. por mais simplista que seja, é algo que não poderei nunca tolerar, aceitar ou compreender dadas as circunstâncias..


de resto a medida que defendo tem o objectivo de ser inibitória. Criando-se um mecanismo legal internacional que impossibilite a independência de regiões com grupos terroristas activos, estes acabam por enfraquecer.. sobretudo de esta medida for acompanhada de outras..

de forma alguma digo que o povo Checheno não deva ter direito a viver numa democracia, a ter serviços de saúde, liberdade de expressão, direito a usar a própria língua etc etc etc.. mas para isso não é necessária a independência.

Afixado por: Boss em setembro 4, 2004 07:53 PM

Mas falta a condenação da pol+´tica do governonrusso, que ao longo dos últimos anos (senão séculos) dizimou civis, entre os quais crianças, levou a cabo a célçebre políotica das violações de mulheres, técnicas utilizadas também nos balcãs e isto sem condenação alguma. Assim, aquilo que eu torno a dizer é se por um lado é condenável este tipo de acçlão terrorista dirigida a civis, por outro merece igual condenação (algo que até agora não vi) uma política terrorista de Estado, e, tenho para mim, que melhor que medidas de punição colectiva, seria a pura e simples imposição efectiva, e se necessário fosse coerciva (ou pela força, ou através de sanções económicas) do Direito Internacional Público (o qual engloba as convenções de Direitos Humanos, entre outros instrumentos legais). Fugindo-se assim, uma vez mais, à punição colectiva tão apreciada em Israel, ou na Alemanha Nazi, entre outros locais igualmente poouco recomendáveis....

Afixado por: bagdade em setembro 5, 2004 01:45 PM

Essa comparação implícita entre Israel e a Alemanha nazi é completamente despropositada e de mau gosto. Repudio-a totalmente.

Afixado por: Boss em setembro 5, 2004 04:01 PM

Nada, mesmo nada justifica provocar a morte a uma unica pessoa.

Vivi e vivo em territorios que reclamam a independencia, Quebec e Taiwan, ambos os povos utilizam meios pacificos / civilizados, talvez por razoes culturais, talvez por condicoes socio-economicas.
O terrorismo e' na realidade a arma dos pobres, daqueles que nao teem nada a perder. E' a partir desse conceito que se deveria aniquilar essa arma.

Afixado por: Opinioes em setembro 6, 2004 01:44 AM

nao sei porque eles fizeram isso com essas crianças tomara que jesus perdoe eles ...mim mande recado galera arespeito disso..

Afixado por: heliton em setembro 7, 2004 09:16 PM

Todos tem que morrer ...quanto mais pobre mais tem que sofrer ....hahahahhahah.... go to hell all of you sons of asses...you're fucking bastards!!!!Eles tem que matar as crianças principalmente

Afixado por: Death em novembro 12, 2004 12:44 AM

Contador