maio 15, 2004

Joelhódromo

Todos os anos aparecem testemunhos de pessoas que vão em peregrinação até Fátima. A ideia da peregrinação percebo perfeitamente, até acho lógica simbolicamente. O caminho para a redenção, o caminho da Terra Prometida, a simbologia do caminho. Agora o joelhódromo ultrapassa largamente a minha tolerância e o meu entendimento. Como é que a hierarquia da Igreja pode conviver com uma série de fiéis, desesperados nas suas vidas, que fazem aquele percurso de joelhos, a arrastarem-se pelo chão. É desumano.
Usando a mesma lógica da troca económica, a promessa funciona como uma prestação de um serviço. Seguindo as normas da economia, troca-se um favor (uma suposta cura, uma suposta resolução de uma situação díficil) por um sacríficio desumano. Chamo-lhe o joelhódromo, porque não consigo encontrar uma designação mais plausível. Parece-me que aqui haveria de se evitar a lógica do "El@s fazem o que querem" e tentar salvaguardar que aquelas pessoas, muitas delas senhoras de idade, não fizessem esse sacríficio. É que aqui a ICAR teria oportunidade de mostrar a sua propalada compaixão, esclarecendo e educando as pessoas da enormidade do acto que até penaliza a própria ICAR. Mas não, todos os anos aparecem as pessoas a arrastarem-se pelo chão, a sofrer, com um espírito de heróico martírio. Quem ganha com isso? Arrepia-me pensar que continuarão pessoas a arrastar-se por aqueles corredores de mármore no chão. Arrepia-me pensar que a instituição não faz nada por isso. Arrepia-me pensar que se preocupam tanto com os fetos e se preocupam tão pouco por quem, por miséria, dor, ou mágoa, se arrasta daquele modo pelo chão branco de mármore. Será necessária sempre a lógica sacrificial? Continuamos nos tempos dos cílicios e das torturas auto-infligidas para aspirar à santidade?
Não sou só eu, ateu empedernido, que pensa assim. Também há padres, que acreditam noutras coisas, como o padre Mário de Oliveira e outras vozes da hierarquia. Mas ainda há quem se arraste no joelhódromo.

Pagan

Publicado por renaseveados em maio 15, 2004 02:50 AM |
Publicidade

Comentários

o problema é mais fundo...
mesmo que a ICAR sancione o comportamento, os fiéis continuariam a fazê-lo...
É a sua maneira de reclamarem para si o rito e conquistarem a santidade...

A mesma coisa se passa com as festas e santos padroeiros das terras.

Têm muito a ver com a religião popular portuguesa. um bom livro a ler é o do Prof. moisés Espírito Santo que dá uma real noção do verdadeiro espírito de adoração do nosso povo profundo...

A ICAR já sabe que leva se der uma de pedagoga, por isso deixa andar, enquanto a caixa registradora continuar a zunir...

Afixado por: André Fernandes Esteves em maio 15, 2004 03:22 AM

E claro, para quem estiver a ler o comentário anterior:

O Blog dos ateus é:

http://www.ateismo.net/diario

(Perdoem-me a publicidade despudorada..)

Afixado por: André Fernandes Esteves em maio 15, 2004 03:23 AM

Oh Pagan... acho que se o joelhódromo não existisse (um caminho de marmore ou pedra liso) os fieis fariam o mesmo no chão de cimento ou de cascalho... E não podes impedir alguém na sua fé de fazer o que quer que seja...

Afixado por: Joaquim em maio 15, 2004 01:14 PM

"E não podes impedir alguém na sua fé de fazer o que quer que seja..." que abrangente Joaquim.. pode então crucificar-se? Sacrificar um filho? Declarar uma guerra santa? Cometer ataques terroristas em nome da fé? Legislar para tod@s em nome da sua própria fé?

Cuidado com essas frases generalistas.. de resto o Pagan não proíbe ninguém de nada, limita-se a denunciar o quão degradante tudo isto é..

Afixado por: Boss em maio 15, 2004 02:53 PM

Eu nem digo que proibissem nada...digo que sensibilizassem as pessoas. E é ingénuo pensar que não dispoem dessa influência...porque para muitas questões, eles influenciam as pessoas...

Afixado por: Pagan em maio 15, 2004 03:23 PM

BOSS: acho que dava para perceber o que o joaquim queria dizer.. se n tivesse lá aquele percurso de marmore os fanáticos faziam aquilo na mesma (como faziam antes de se por lá o joelhodromo - o nome é giro!)..

O que me faz confusão é certos crentes acreditarem piamente que com o seu sofrimento e as suas promessas vao conseguir alguma coisa. Faz-me confusão usarem as promessas e o seu sofrimento como moeda de troca com Deus.

Afixado por: vilas em maio 15, 2004 03:33 PM

Começa a não haver paciência para as vossas mentes retorcidas... só entendem o que querem e conseguem dar uma outra interpretação ao que se diz... chiça, haja cu!

Afixado por: Joaquim em maio 15, 2004 06:55 PM

Oh Joaquim que mal dispostinho.. não te zangues, tenho 2 boas notícias para te dar.. só que não apareces on-line e o festival está quase a começar...

um beijo meu amor, para que te passe a irritação, é escusado tanto nervosismo, afinal Portugal já não estará lá.. que pena..

Afixado por: Boss em maio 15, 2004 07:07 PM

E cu há sempre LOL o que pode faltar é vontade LOLOLOLOLOLOL

Afixado por: Boss em maio 15, 2004 07:08 PM

A doutrina católica assenta no medo e no sacrifício.
E não é só a católica. Mas falamos desta.
A ideia de Deus carasco ainda continua a prevalecer na mente dos menos instruídos. A igreja explora isso e tem medo de perder a "clientela".
Num dos meu cursos tinha educação católica. O Cónego que nos dava as aulas quis organizar um grupo que fosse para Fátima explicar aos penitentes que não deviam fazer aqueles sacrifícios. Eu ofereci-me logo. Mas tínhamos de os convencer a trocar o sacrifício de andar de joelhos por uma quantia para o santuário.
Explicado!... Não está?!

Afixado por: João Norte em maio 15, 2004 07:12 PM

Concordo, no essencial, com o que diz o André Esteves Fernandes - de vez em quando concordo com o que dizem os Ateus do Diário ;-).
Também a mim (católica em crise de fé) me choca este sacrifício que de nada serve, a não ser para dar cabo de joelhos. Se se sente a necessidade de fazer promessas (eu não sinto), preferia ver promessas que resultassem em algo positivo: ajudar pessoas doentes e sozinhas, fazer as pazes com alguém, etc, etc. Isso teria verdadeiro valor e serviria para alguma coisa. Mas daria muito mais trabalho do que rebentar os joelhos para coisa nenhuma...

Afixado por: 1poucomais em maio 16, 2004 12:27 AM

Uma vez em Fátima fiz o mesmo comentário ao meu Pai. "Porque razão as pessoas fazem aquilo?"

A resposta foi simples :
"No desespero da doença, de um filho por exemplo, somos capazes de tudo..."

Um conselho :

Axo que o que se escreve por aqui vai de mal a pior.

É claro que vcs lá sabem o que querem escrever têm o direito a isso, mas por favor mostrem um pouco mais de bom senso e respeito por todos. Isto é se querem ser respeitados...

Get a life, larguem o computador e pode ser que aprendam a respeitar um pouco mais as decisões/opções dos outros. Se não o fizerem então não venham arrotar contestação lá do fundo do armário pro fim da homofobia.

É altura de sair do armário blogueiro, tirem o mofo e passem menos horas a queimar neurónios com o Eurofestival. Vá meninas andor, toca apanhar ar!

Afixado por: umqq em maio 16, 2004 03:52 AM

Ó rapazinho, pedes-nos para não contestarmos as opiniões dos outros e escreves um comentário a contestar as opinões d@s que aqui deixaram o seu parecer?

Parece-me que o teu conselho de largarmos o computador e apanharmos um pouco de sol possa ser algo prejudicial... Não vá lá fora estar algum representante da igreja a pedir (mais) uma contribuiçãozinha (monetária, claro está) ou de "armas" em punho a tentar converter-nos à força toda (ver post "O nosso fanatismo é melhor que o deles").

Aparece por cá mais vezes umqq, para nos dares o ar da tua tão apreciada graça.

Afixado por: Demo em maio 16, 2004 01:54 PM

Este comentário do umqq tinha-me passado completamente ao lado.. Mas o Demo deu a resposta certa, obrigado senhor do Mal ;)

Quanto ao resto oh umqq não gosta, não lê. Tão simples.. eu quando não gosto de um blog não ponho lá os "pés".. 'tá-me a parecer que este umqq tem fantasias sado-masoquistas..

Afixado por: Boss em maio 18, 2004 05:43 PM

In your free time, check the sites dedicated to...

Afixado por: em dezembro 1, 2004 04:31 PM

Contador